Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Neoregelia paulistana E.Pereira EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-02-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Neoregelia paulistana é endêmica do Brasil e ocorre nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Especialistas alertam para o possível equívoco existente em coleta atribuída a essa espécie no município de Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro. Parece ocorrer exclusivamente na região costeira de São Paulo, representando um endemismo restrito daquele Estado. Dessa forma, desconsiderando a ocorrência da espécie no Rio de Janeiro, sua AOO estimada é inferior a 10 km². Se o equívoco na determinação do material for confirmado, a distribuição da espécie estará restrita a apenas uma localidade, considerada uma única situação de ameaça. Além disso, a região litorânea dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro perdeu significativa porcentagem da cobertura vegetal original, devido à expansão de grandes centros urbanos que resultaram na perda de área e no declínio contínuo da qualidade do hábitat. N. paulistana foi considerada "Extinta" (EX) em avaliação de risco de extinção empreendida no Estado de São Paulo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Neoregelia paulistana E.Pereira;

Família: Bromeliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Sellowia 27: 76. 1975. A espécie apresenta afinidades morfológicas com N. diversifolia, diferindo-se desta principalmente pelo porte maior, estolhos recobertos por catáfilos persistentes, sub-rígidos, suberetos, estreitamente triangulares e acuminado-caudados, as folhas distintamente nervadas, especialmente em vida, próximo as margens e em direção a base, e as pétalas mais altamente concrescidas na base. O habito de N. paulistana remete também a N. bragarum, especialmente o modo de propagação por estolhos recobertos por catáfilos, em forma e disposição, muito semelhantes a esta espécie no Rio de Janeiro (Leme, 1998).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Forzza et al., 2012). Há possível equivoco existente em coleta atribuída a esta espécie proveniente de Santa Maria Magdalena, no Estado do Rio de Janeiro (Leme, 1997). Parece ocorrer exclusivamente na região costeira de São Paulo, representando um endemismo restrito deste Estado (Leme, 1998; Giulietti et al. 2009; Martinelli et al. 2008).

Ecologia

Planta herbácea, epífita; ocorre em Florestas Ombrófilas Densas (Martinelli et al., 2009) associadas ao bioma Mata Atlântica. Floresce entre os meses de agosto e outubro (Leme, 1998).

Ações de conservação

5.7 Ex situ conservation actions
Situação: on going
Observações: A espécie está cultivada em coleções. Entretanto, todo o material existente, tanto no Brasil como no exterior, parece ser proveniente do espécime-tipo (Leme, 1997)

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Extinta" (EX) em avaliação de risco de extinção empreendida no Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- FORZZA, R.C. ET AL. Bromeliaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000066>.

- GIULIETTI, A.M. ET AL. Plantas Raras do Brasil. 2009.

- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; LEITMAN, P. ET AL. Bromeliaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.186, 2009.

- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; GONZÁLEZ, M. ET AL. Bromeliaceae da Mata Atlântica Brasileira: Lista de Espécies, Distribuição e Conservação. Rodriguésia, v. 59, n. 1, 2008.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- LEME, E.M.C. Canistrum - Bromélias da Mata Atlântica. Editora Salamandra, 1997.

- LEME, E.M.C. Canistropsis Bromélias da Mata Atlântica. Rio de Janeiro: Salamandra Consultoria Editorial Ltda., 1998. 76 p.

Como citar

CNCFlora. Neoregelia paulistana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Neoregelia paulistana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 01/02/2012 - 13:30:35